Conheça alguns cursos gratuitos online em português

A flexibilidade de estudar em qualquer tempo livre, aliada à variedade de temas e à gratuidade do ensino têm feito os cursos online gratuitos proliferarem-se pela internet. Algumas das principais universidades e faculdades brasileiras, além de instituições com interesse específico oferecem a alternativa e, apesar de um muitos casos não haver a emissão do diploma, a curiosidade do aluno e o aperfeiçoamento profissional podem contar pontos na disputa de uma vaga.

Entre as universidades que oferecem cursos gratuitos está a Unicamp, que divide seus cursos por áreas do conhecimento, como Humanas, Exatas, Biológicas e Profissões da Saúde, Artes, Tecnológicas e da Terra.

A Fundação Getulio Vargas (FGV), por sua vez, oferece em seu site quase 50 cursos, com temas tão variados quanto finanças pessoais, sustentabilidade, Direito, novas regras ortográficas, private equity (investimento em empresas fechadas) e venture capital (capital de risco) e muitos outros. Alguns são patrocinados e têm distribuição de material didático gratuito.

Como o objetivo principal das escolas é a socialização do conhecimento produzido, não há a emissão de diplomas nem certificados. Para quem fornecer seus dados num cadastro, no entanto, é possível imprimir uma declaração de participação, disponível para impressão após o aluno retirar nota mínima numa prova online. Também não há suporte dos professores ou da secretaria das escolas. Veja algumas alternativas oferecidas pela FGV:

Introdução ao Venture Capital e Private Equity para Empreendedores – Carga horária: 40 horas

Como organizar o orçamento familiar – Carga horária: 12 horas

Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30 – Carga horária: 30 horas

Quem quiser aprimorar seus conhecimentos em áreas mais específicas pode, por exemplo, aprofundar seus conhecimentos no mercado de capitais no site educacional da BM&FBovespa, que oferece desde conceitos básicos de como investir em ações até estão de risco da carteira de ações. Outras habilidades técnicas podem ser desenvolvidas em cursos como o denoções de contabilidade na prática, no curso gratuito oferecido pelo iPad.

O site para estagiários Nube, também oferece cursos como “Falar em público – encare esse desafio”, mas exige que eles sejam concluídos em um mês para que seja emitido o certificado.

O Sesi e o Senai também oferecem em seu site de educação à distância uma série de cursos como Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para quem domina línguas que não apenas o português, as opções são muito mais amplas. No site Open Courseware Consortium (OCWC) é possível escolher cursos por língua e instituição, entre as, quais o MIT, a Tufts e a FGV. O mesmo acontece na Coursera, que junta matérias de universidades como Johns Hopkins, Princeton e Universidade de Toronto. A USP, por sua vez, oferece as e-aulas, que são aulas e seminários dados ao alunos que podem ser assistidas pela internet, pelo público em geral.

Fonte: Época Negócios

Para ter acesso a mais cursos, acesse o site da FGV Online, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.