Glossário de Economia & Negócios

LISTA COMPLETA DOS TERMOS E SIGNIFICADOS

A

alíquota
Quando uma empresa decide dividir total ou parcialmente seu valor de mercado por meio de ações negociadas na bolsa de valores. Isso acontece quando a empresa quer se expandir, aumentar seu capital, visibilidade e investimentos. Ao abrir o capital, a empresa passa a ter o dever de prestar contas aos acionistas e a divulgar com transparência seus resultados ao mercado de capitais. A primeira venda das ações é conhecida como IPO (pronuncia-se “aipiou”) – sigla da expressão em inglês Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial).

abertura de operação
Cancelamento de um negócio pela ocorrência de erro reconhecido pelas partes envolvidas.

ação
“Fatia” de uma empresa com capital aberto. A quantidade de ações de uma empresa depende da decisão dos sócios. Seu preço inicial é calculado a partir de estudos que levam em consideração a trajetória da empresa e suas projeções de crescimento. Com a entrada no mercado de capitais, esse valor é posto à prova e pode se valorizar ou desvalorizar conforme o desempenho da empresa. Quando há muitos investidores interessados na ação, seu preço sobe. Quando ocorre o contrário, o valor cai.

acionista
Proprietário de uma ou mais ações de uma companhia. Ao comprá-las, o acionista torna-se sócio da empresa. Quanto mais ações tiver, maior será sua participação nos lucros (e prejuízos) da empresa.

adimplência
Cumprimento de uma obrigação contratual e / ou financeira.

ágio
Diferença (para mais) do valor que foi pago pelo valor inicial.

alavancagem
Relação entre o capital de uma empresa e a quantidade de empréstimos que ela faz. Quanto mais alavancada, mais endividada.

alíquota
Percentual de incidência de um imposto sobre a base de cálculo do valor que se vai tributar.

amortização
Diminuição gradativa de dívida por meio de pagamentos regulares.

anatocismo
Cobrança de juros sobre juros vencidos.

aplicação
Forma de investimento por meio da qual se ganha dinheiro sobre os rendimentos financeiros originados da compra de títulos e valores mobiliários.

ativo
Conjunto de bens, direitos, créditos e valores de uma empresa ou indivíduo que podem ser convertidos em dinheiro.

B

balanço
Demonstrativo financeiro que lista todos os ativos e passivos de uma empresa.

balança comercial
Relação entre exportações e importações de um país. Ela é favorável, ou há um superávit, quando saem mais bens e serviços do país do que entram. Caso contrário, tem-se déficit, ou uma balança comercial desfavorável.

benchmarking
Quando uma empresa se espelha em uma ou mais características (como princípios, atuação e desempenho), de outra empresa que é referência em algum desses aspectos. Essa empresa, que é chamada de benchmark, não precisa ser uma concorrente direta, nem ser da ser da mesma área de atuação.

bluechips
Ações com alta liquidez e procura no mercado de ações. Costumam pertencer a grandes e tradicionais empresas.

bolsa de valores
Empresa privada responsável pela intermediação das operações no mercado de capitais, como a negociação da compra e venda de ações.

bolha
Valorização exagerada da cotação de um ativo, geralmente por especulações, sem fundamentos confiáveis.

brainstorming
Momento propício para se ter uma “tempestade de ideias”. Costuma acontecer em reuniões, em que os participantes dão contribuições conforme novas ideias vão surgindo. A partir do que é “jogado” na roda, chega-se a uma solução eficaz e criativa para a questão abordada.

briefing
Equivale a um relatório, que traz um conjunto de informações e orientações a serem passados a um cliente, funcionário ou equipe. Costuma anteceder reuniões, apresentações e trabalhos. Pode ser apresentado em forma de documento ou pessoalmente.

business plan
Trata-se do plano de negócios, também conhecido como “BP”. Ele deve conter informações detalhadas sobre ganhos, gastos, estratégia e investimentos previstos para a criação, sustento e desenvolvimento de determinado projeto.

C

caixa
Quantia de dinheiro que a empresa tem disponível.

câmbio
Operação financeira em que há compra ou venda de moeda estrangeira.

capital de giro
Recursos necessários para a empresa funcionar e crescer. Ou seja, o dinheiro necessário para fazer investimentos, compras, aumento de produção, etc. O capital de giro pode ser próprio da empresa ou financiado.

capitalização
Aumento do patrimônio pela entrada de dinheiro “novo”.

carteira
Corresponde ao conjunto de produtos financeiros que uma pessoa (física ou jurídica) possui em investimentos.

cartel
Acordo ilícito entre grandes concorrentes que prevê a fixação de preços baixos de seus produtos com o objetivo de quebrar empresas menores, do mesmo ramo, que não conseguem “acompanhar” esses valores e quebram. Com poucos concorrentes à altura, elas passam a controlar a oferta dos produtos e, consequentemente, a cobrar preço que quiserem.

CEO
É a sigla da palavra em inglês Chief Executive Officer, que corresponde ao diretor executivo, aquele que ocupa o cargo mais importante de uma empresa.

commodity
Matéria-prima ou mercadoria pouco industrializada. Por não apresentar grandes variações conforme quem a produz e por ter alta demanda global, seu preço é baseado em cotações internacionais. Alguns exemplos: soja (commodity agrícola), petróleo (mineral), dólar (financeira), créditos de carbono (ambiental) e energia elétrica (recursos energéticos).

cota
Parcela em que se divide (e limita) a participação de sócios na gestão e resultados de uma empresa.

cooperativa
Sociedade formada por pessoas com o interesse comum de trabalhar em determinada atividade econômica. As cooperativas costumam ser formadas por trabalhadores que, sozinhos, não teriam a mesma possibilidade de prosperar. A gestão é democrática e os lucros são reinvestidos na cooperativa e repartidos entre os membros.

correção monetária
Reajuste do valor de uma moeda com base em indicadores econômicos, como a inflação. É uma forma de atualizar o verdadeiro poder de compra de determinada moeda.

crédito
Tem origem do verbo “crer”; de “acreditar”. Trata-se de bem, serviço ou dinheiro emprestado ou oferecido a alguém com a confiança de que será devolvido no futuro.

D

deadline
Tempo limite ou prazo final para entrega de algo.

debênture
Título que representa uma dívida de médio ou longo prazo contraída por uma companhia. O debenturista, que é quem adquire esse título, receberá o valor total (dinheiro pago + juros) após prazo pré-estabelecido. Trata-se de uma modalidade de investimentos de renda fixa.

débito
Quantia que se deve.

déficit público
Situação das contas do governo quando as despesas são maiores que as arrecadações. Diz-se déficit primário quando o valor não inclui os gastos com os juros das dívidas do governo.

deflação
Oposto de inflação. Com a deflação, há uma redução dos índices de preços.

demanda
Equivale a “procura” por algo.

depreciação
Desvalorização periódica do valor de um ativo ao longo do tempo.

deságio
Diferença (para menos) do preço inicial pelo que foi pago.

desinflação
Desaceleração do aumento dos índices de preços, ou seja, da inflação.

dumping
Prática comercial que consiste em exportar determinado produto por um preço artificialmente mais baixo do que o vendido em seu país de origem, com o objetivo de prejudicar e eliminar concorrentes.

duplicata
Documento gerado a partir de uma fatura. Trata-se de um título de crédito que serve como garantia de que o comprador vai terminar de pagar no prazo estabelecido.

E

ebtida
Sigla do termo em inglês “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”. Quer dizer, “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações”. LAJIDA é a sigla em português. Por meio desta ferramenta contábil, a empresa consegue identificar melhor a origem de seus ganhos e perdas financeiras.

empreendedorismo
Termo relacionado à abertura de um negócio, mas não deve ser reduzido apenas a isso. Pode ser entendido como a capacidade de desenvolver e concretizar boas ideias em qualquer atividade produtiva.

expertise
Corresponde à experiência e especialidade de uma pessoa ou empresa em determinada área de atuação.

exportação
Atividade econômica que consiste na venda de bens, produtos e serviços para outro país.

F

factoring
Atividade comercial praticada por empresas que compram créditos gerados por vendas a prazo de outras empresas que não podem esperar por seu pagamento. Após a compra, a empresa de factoring se torna a credora dessa dívida e a empresa cliente recebe, imediatamente, parte da quantia que seria recebida no prazo original (o desconto corresponde aos ganhos da factoring). Além da compra de títulos, as factoring prestam serviços de consultoria financeira a pequenos e médios negócios.

fatura
Documento que comprova uma compra a prazo e contém a descrição do valor a ser pago.

faturamento
Todo o dinheiro que entra na empresa, seja por meio da venda de produtos e serviços como por retorno de investimentos.

fazenda
Setor da administração pública responsável por assuntos relacionados à gestão das finanças e das políticas econômicas do país.

feedback
Ato de comunicar a um funcionário, equipe ou empresa, sobre o resultado de seu trabalho / atuação. O feedback pode ser composto por críticas e elogios.

franquia
Trata-se de uma estratégia administrativa em que o franqueador (o proprietário da marca) cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how, produtos e /ou serviços. Em troca, o franqueador recebe participação nos lucros de sua(s) franquia(s).

fundo de investimento
Pessoa jurídica formada por um ou mais investidores com o objetivo de investir em produtos financeiros. Os retornos são proporcionais às cotas de cada investidor. As vantagens de se participar de um fundo de investimento são fiscais e burocráticas.

G

gap
Variação (positiva ou negativa) do valor de uma ação em determinado período de tempo.

H

hipoteca
Garantia do pagamento de uma dívida por meio de bens e/ou imóveis.

holding
Processo em que uma empresa passa a controlar majoritariamente, por meio de ações, uma ou mais empresas.

homebroker
Sistema virtual que possibilita a compra e venda de produtos financeiros (como ações) pela internet em tempo real.

honorário
Remuneração a serviços profissionais liberais, como contadores, consultores e advogados.

I

importação
Oposto de exportação. Trata-se da compra de bens, produtos e serviços originados de outro país.

imposto
Quantidade de dinheiro paga ao governo (federal, estadual ou municipal) com o objetivo de pagar pelas despesas e investimentos públicos.

inadimplência
Descumprimento de obrigações contratuais. É mais comum ouvir o termo relacionado à falta de pagamento de dívidas por parte de pessoas físicas e jurídicas.

incubadora
Empresa que, por meio de auxílio financeiro e consultoria, “protege” micro e pequenas empresas em formação até chegarem a competências e estruturas adequadas para atuar sozinhas no mercado.

indexação
Ferramenta usada pelo governo para corrigir preços, de produtos a salários, com base na inflação.

inflação
Aumento generalizado no preço de produtos e serviços. Ou seja, queda do poder de compra da população.

investidor-anjo
Termo vem de angel investor, em inglês. É um investidor que coloca dinheiro num negócio que está começando. Costuma ser um empreendedor experiente que acredita no potencial de uma ideia e ajuda a transformá-la numa empresa lucrativa. Em troca, ganha um pedaço da empresa ou participação nos lucros.

investimento
Dinheiro aplicado em alguma atividade econômica, visando o lucro.

J

joint venture
Associação não definitiva e com fins lucrativos entre empresas que firmam parceria para determinado fim, como o desenvolvimento de um projeto ou exploração de certo nicho de mercado.

juro
Preço adicional cobrado pelo empréstimo de determinada quantia de dinheiro ou pagamento a prazo.

K

know-how
Método desenvolvido por determinada empresa ou profissional para atuar em uma área específica.

L

leasing
Arrendamento mercantil, em português. É uma espécie de locação, um processo por meio do qual o “arrendatário” (pessoa física ou jurídica) pode usufruir de certo bem do “arrendador” (pessoa jurídica) por meio de pagamentos periódicos. Ao final do contrato pode haver ou não a compra do bem. Não se trata de uma operação de financiamento. Uma das vantagens para o “arrendador” de se optar pelo leasing é a redução de tributos.

letra
Documento que representa a exigência de um pagamento.

licitação
Procedimento da administração pública por meio do qual o governo (federal, estadual ou municipal) seleciona a melhor proposta entre as empresas candidatas a determinada prestação de serviço. Todos os contratos entre empresas e governo exigem licitação – salve exceções previstas na lei.

LTDA.
Sigla de Sociedade limitada. Empresa formada por dois ou mais sócios que detêm cotas de participação limitada na gestão e participação nos resultados da empresa.

M

macroeconomia
Ciência que estuda o sistema econômico como um todo, considerando aspectos como comportamento de preços, níveis de desemprego, crescimento do PIB e relações com o comércio internacional.

microeconomia
Ciência que estuda o comportamento (e seus desdobramentos) de compradores e vendedores de um mercado específico.

monopólio
Prática comercial em que uma única empresa ou grupo de empresas controla a oferta e preços de determinado produto.

moratória
No âmbito tributário, é o adiamento do prazo de pagamento de uma dívida ou “perdão” de seus juros por parte do credor.

N

nicho de mercado
Segmento de mercado constituído por um conjunto bem específico de consumidores.

nota fiscal
Documento que comprova a venda de um bem ou serviço entre quem os fornece e quem os adquire.

nota promissória
Documento que comprova a promessa de pagamento de uma dívida.

O

oligopólio
Prática comercial em que pouquíssimas empresas controlam a oferta e preços de determinado produto.

orçamento
Relação detalhada entre a quantidade de dinheiro disponível e as despesas necessárias para determinada finalidade.

P

patente
Documento que comprova a autoria de determinado produto, serviço ou processo para garantir os direitos de propriedade de seu inventor.

passivos
Conjunto de dívidas, impostos e obrigações que uma empresa tem com terceiros.

penhor
Garantia do pagamento de uma dívida por meio de objetos valiosos, como joias.

PIB
Sigla de Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinada região (país, estado, cidade) durante certo período de tempo (anual, trimestral, mensal).

PNB
Sigla de Produto Nacional Bruto, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país dentro e fora de suas fronteiras durante certo período de tempo (anual, trimestral, mensal).

plano de negócio
Estratégia desenvolvida pelo empreendedor antes de por em prática a ação de um novo negócio. É preciso pensar nos investimentos, área de atuação, despesas, riscos e todos os detalhes necessários.

player
Empresa considerada uma “grande jogadora”, ou personagem influente em determinado mercado.

poupança
Parte da renda que é economizada. Também é uma modalidade de aplicação financeira de baixo risco e rendimento pré-fixado pelo governo.

praça
Instituições comerciais e financeiras localizadas em uma mesma cidade.

precatório
Determinação da Justiça do pagamento de uma dívida do governo a um cidadão. Quando se ordena o precatório, não há mais recursos possíveis para reverter a ação judicial.

pregão
Tipo de leilão em que se negociam, verbalmente ou por meios eletrônicos, preços e quantidades dos ativos na bolsa de valores. Também diz respeito a uma modalidade de leilão que resulta nas licitações do governo.

prejuízo
Perda de dinheiro.

R

rating
Classificação, feita por agências de classificação de risco, de bancos, empresas e países levando-se em conta sua capacidade / histórico de honrar os compromissos financeiros, como o pagamento de títulos nos valores e prazos pré-estabelecidos.

razão social
Nome adotado por uma empresa (pessoa jurídica).

receita
Faturamento menos as despesas da empresa.

royalty
Porcentagem do valor de um produto, bem ou serviço, paga ao seu detentor, inventor, concessor, etc. As royalties do petróleo, por exemplo, são uma quantia de dinheiro cobrada pelo governo de empresas exploradoras de petróleo em território nacional.

S

spin-off
Empresa independente criada a partir de uma área ou setor de outra empresa maior.

spread
Termo em inglês utilizado para se referir a diferença entre o preço de compra e o de venda de um determinado ativo no mercado de ações.

spread bancário
A diferença entre os juros cobrados pelos bancos a quem pede dinheiro emprestado e os pagos aos clientes que depositam seu dinheiro no banco.

startar
Verbo derivado da palavra start (início, começo, em inglês). Geralmente é usada por jovens que vão “startar” (começar) um novo negócio.

start up
Empresa que acaba de nascer. O termo é mais usado em negócios voltados para tecnologia, mas ao pé da letra, pode ser uma empresa de qualquer área.

subsídio
Auxílio financeiro do governo para empresas e/ou setores com o objetivo de custear parte do processo produtivo e, assim, fomentar sua atividade comercial.

superávit primário
Situação das contas do governo quando o valor das arrecadações é maior que o das despesas.

sustentabilidade
O conceito vai além da preocupação com os recursos naturais. Ter uma empresa sustentável implica que seu modelo de negócio seja estruturado, de forma que ela consiga se manter e se desenvolver por meio de seus próprios ganhos (sem precisar recorrer a empréstimos).

T

tributo
Sinônimo de imposto.

truste
União de empresas de um mesmo ramo para formar grandes oligopólios e dominar o mercado em que atuam, controlando a disponibilidade de produtos e preços. Há dois tipos: vertical (empresas de ramos diferentes) e horizontal (empresas de mesmo ramo).

V

valor de mercado
Valor que determinado produto financeiro valeria se estivesse sendo comercializado agora.

VP
Abreviação para o cargo de vice-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.