O que é e qual a diferença entre Serasa e SPC?

A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são empresas que registram as informações pessoais, como nome e CPF, de quem tem dívidas atrasadas. Então, quando seu nome ou CPF vai parar em algum desses bancos de dados significa que você foi negativado. Empresas como a Serasa e o SPC guardam essas informações até a dívida prescrever – e, atualmente, esse prazo é de cinco anos. Depois, elas vendem essa relação com os nomes de quem está negativado para as lojas e para os bancos, e quem comprou a lista sempre costuma consultá-la antes de liberar empréstimos e pagamentos parcelados para os clientes.

Conheça a diferença entre elas
A Serasa foi criada por grandes bancos e, atualmente, pertence à empresa irlandesa chamada Experian. Por isso, seu nome no Brasil passou a ser Serasa Experian. Já o SPC é patrocinado pelas associações comerciais. De qualquer forma, a intenção das duas empresas é a mesma: dar mais segurança para as lojas e bancos na hora de emprestar dinheiro e fazer financiamentos.

Já ouviu falar no SCPC?

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é outra empresa que tem as informações sobre quem está endividado. Atualmente, quem administra o SCPC é a Boa Vista Serviços. E esta é a única empresa que libera a consulta de negativação pela internet gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *